sexta-feira, 17 de maio de 2013

Psicose Moderna

E ai galera,hoje vou falar sobre uma serie de suspense que vem chamando bastante atenção e atraindo bastante público"Bates Motel".A serie retrata a adolescência de um dos maiores psicopatas da historia do cinema:Norman Bates
Maioria de vocês devem estar se perguntando quem é Norman Bates?Mesmo você não sabendo quem ele é,concerteza conheçe sua cena mais marcante com sua trilha ainda mais memorável.
 
E ai cponseguiu se recordar agora??  



 Mas antes de começarmos a falar sobre a serie,vamos conhecer um pouco mais sobre o filme que a deu origem.                                                                                            

Uma cena que marcou história no cinema global. Uma música aterrorizante. Um assassinato durante o banho. Um grito de pavor. Esses pequenos fatores transformaram Psicose não apenas em um sucesso, mas no maior clássico do terror da história do cinema. O filme que é referência para todos os diretores, sucesso de público e crítica e respeitado em todos os âmbitos da indústria cinematográfica.

Psicose é um filme norte americano de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido porum dos maiores diretores da história também conhecido como o mestre do suspense Alfred Hitchcock.
Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.
O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI(Instituto Americano de Cinema).
No site Rotten Tomatoes.que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 99% de aprovação.

Sinopse:
Psicose começa com a secretária Marion Crane (Janet Leigh) dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. É uma tarde quente de sexta-feira e ela pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo o pacote contendo o dinheiro, certa de que seu crime somente seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da autoestrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho e tímido rapaz, Norman Bates (Anthony Perkins), totalmente dominado pela mãe. Norman convida Marion para comerem um sanduíche com leite em sua casa, mas e mãe de Norman briga com ele, e eles comem em uma saleta. Depois disso, Marion decide tomar um banho, mas, ela é brutalmente esfaqueada pela mãe de Norman enquanto toma banho. Preocupada, a irmã de Marion, Lila Crane (Vera Miles), faz de tudo para tentar encontrar a então desaparecida Marion, com o namorado dela, Sam Loomis (John Gavin) e o detetive Arbogast (Martin Balsam). Mas, quando tenta falar com a mãe de Norman, a própria o assassina com facadas. Depois, Lila e Sam vão até o xerife da região, Al Chambers (John Mclnte), e ficam sabendo que a mãe de Norman estava morta a mais de dez anos. Então, se a mãe de Norman Bates está viva, que era a mulher que estava enterrada no cemitério? Lila e Sam vão até o motel, e descobrem algo impressionante, o que esse filme fez ser um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock.


Segue ai algumas curiosidades bem interessantes sobre o filme que provávelmente você não sabia .

- Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.


                          


- Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que a cores, o filme ficaria "ensanguentado" demais.


- Para criar o sangue na cena do chuveiro foi utilizada calda de chocolate.
 

- O som ouvido da faca sendo fincada no corpo de Marion é, na verdade, o som de um facão encravando em um melão.

- A trilha sonora foi feita pelo compositor Bernard Herrman, e batizada de “O Assassinato”.

- O trabalho mais conhecido de Anthony Perkins foi o papel do serial killer Norman Bates. Muito se falou que ele merecia o Oscar pelo papel, mas ele nunca foi indicado.


 - Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha elegeu a música de Psicose como a mais aterrorizante da história do cinema, superando as melodias de A profecia, O chamado, O fantasma da Ópera e O Exorcista.

-  Hitchcock pagou apenas um quarto do cachê habitual de Janet Leigh, que recebeu $ 25.000. A co-estrela Anthony Perkins recebeu $ 40.000.

- Há um boato que diz que para que o grito de Leigh na cena da ducha fosse realista, Hitchcock utilizou água gelada, porém a atriz desmentiu tal afirmação em várias ocasiões.

        



- O cenário original da Casa e Hotel Bates foi construído no mesmo estúdio do cenário de O fantasma da Ópera, que ainda se mantém em pé na Universal Studios, em Universal City, perto de Hollywood, e funciona hoje como uma atração do estúdio.

- Com frequência se afirma que a cena do chuveiro nunca mostra uma faca cortando a atriz. Contudo, uma análise quadro-a-quadro mostra que a faca visivelmente penetra a pele por uma fração de segundo, ainda que somente uma vez e de forma breve (apenas três fotogramas do filme, ou uma oitava parte de segundo).

                  

- Os críticos de cinema não puderam assistir Psicose até a estreia e, em suas críticas, não podiam revelar elementos importantes, o que provocou descontentamento em vários deles. Um dos críticos, após assisti-lo, afirmou ser o pior filme do ano. O mesmo crítico, mais tarde ao elaborar a lista de melhores filmes desse ano, colocou Psicose entre os dez primeiros.

- Joseph Stefano teve problemas com os produtores do filme, devido a uma parte da explicação final em que era mencionado o termo “travesti”. Os produtores consideravam essa, uma palavra vulgar e desrespeitosa. Para convencê-los de que era um termo válido, ele buscou no dicionário e leu a definição para eles.

- Hitchcock fez vários testes com Janet Leigh para saber quão alto ela era capaz de gritar.

                          


- Tem a honra de ser o primeiro filme norte-americano que mostra um banheiro funcionando. A ideia foi de Stefano, e Hitchcock aceitou filmar esse momento.

- Hitchcock fez uma brincadeira no filme com a lingerie de Marion Crane. Antes de roubar o dinheiro, a peça é branca (limpa, pura), depois do roubo está escura (suja, má) e quando decide devolver o dinheiro, volta a ser branca.

                               

                              

- Psicose provocou muitas confusões sobre quão explícito era. Vários espectadores diziam ver a cor do sangue nos assassinatos e que era possível ver os seios de Marion.

- Os atores e outro membros da equipe tiveram que prometer não revelar nada de importante do filme e a parte final do roteiro não foi dada por Hitchcock até o momento da gravação.

- A cena do chuveiro tem uma parte apagada, que consiste em Janet Leigh assassinada, filmada de cima, agarrada na cortina, morta e nua. Hitchcock resolveu cortá-la do filme por considerá-la terrivelmente violenta e trágica.

 

- Na cena do olho, após o assassinato, Leigh devia usar lentes, mas ela as achava muito incômodas, então, a atriz teve que aguentar  ficar com o olho dessa forma durante a filmagem, ainda que as gotas d’água a machucassem.

- Há um rumor que diz que Saul Bass (encarregado do storyboard e artífice dos créditos iniciais) dirigiu a cena do chuveiro. É falso. Alfred Hitchcock dirigiu-a completamente. Entretanto, antes de gravar a cena, pediu a Bass que fizesse um storyboard dela tal como Hitchcock havia imaginado. Bass declarou que havia dirigido a cena, mas a maioria da equipe o desmentiu. Curiosamente, Bass dirigiu outra cena, aquela em que o detetive sobe as escadas, pois Hitchcock tinha ficado doente. O mais irônico é que Hitchcock não ficou satisfeito com a cena e a filmou de novo, supostamente, porque o suspense da cena de Bass fez parecer que o detetive era um assassino, enquanto Hitchcock queria gravá-lo de maneira normal e tranquila para que o final da cena ficasse mais chocante.


                         

- Joseph Stefano nunca quis a cena do chuveiro com essa montagem. Quando escreveu o roteiro, limitou-se a dizer que o assassino entrava e a matava, apenas.

- No livro, a personagem de Janet Leigh (Marion Crane) é decapitada.

                          

- Quando Psicose estreou, no cartaz estava escrito pelo próprio Hitchcock: “Por favor, não conte o final para ninguém, eu não tenho outro” e uma vez iniciado, não era permitido que mais ninguém entrasse na sala.

- Na cena do chuveiro, não é o corpo de Janet Leigh que vemos, pois ela negou-se a gravar. Em seu lugar, vemos uma stripper chamada Marli Renfro, que cobrou 500 dólares pelo trabalho.

- Alfred Hitchcock aparece em pé, em frente ao escritório de Janet Leigh no filme.

- Seguido por Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986) e Psicose 4 - A Revelação (1990). Apenas o primeiro filme foi dirigido por Alfred Hitchcock.

Bem agora que você ja esta por dentro das informações,ideias e temas basicos do filme vamos falar sobre a série.
                  

Bates Motel conta a origem do lado sombrio de Norman Bates e como ele se tornou um psicopata.

Após a morte do pai de Norman e marido de Norma, a mãe e o filho se mudam para um motel decante, afim de recomeçar suas vidas e reabrir o motel, agora chamado de Bates Motel.
O seriado não passou pela fase de aprovação do episódio piloto, sendo já encomendado 10 episódios para a primeira temporada que inclusive chegará ao ultimo no dia 20 de maio, e em abril renovado para a segunda temporada.
      

Norman Bates é o personagem principal do filme Psicose e do seriado Bates Motel, que desenvolve seu lado maníaco entre a infância e a adolescência pela relação com sua mãe e acontecimentos ocorridos desde sua mudança, e sofre de transtorno de personalidade.


Norma Bates é a mãe de Norman, que o trata com possessão e instabilidade. Norma é superprotetora e é um dos maiores fatores para Norman criar seu lado psicopata, já que foi criado acreditando todas as mulheres - fora sua mãe - são promíscuas e  criando uma relação que chega a ser obcecada de mãe e filho.


Dylan Massett é o filho de Norma Bates e irmão de Norman por parte de mãe.  Sua mãe o considera um vagabundo e não o trata como filho, assim como ele a considera instável e tenta fazer Norman enxergar quem sua mãe é. A relação de mãe e filho entre Dylan e Norma é totalmente contrária de Norma e Norman.

Bradley Martin é a paixão de Norman, a menina mais popular, bonita e simpática do colégio. Bradley começa sua amizade com Norman por bondade já que ele é novo na cidade, e começa a se sentir atraída por ele, mas não como Norman se sente por ela.

Emma Decody sofre de fibrose cística e é amiga de Norman, porém é apaixonada por ele. Emma está na lista de espera para conseguir um pulmão, já que sua expectativa de vida por causa da doença é de 27 anos.


    

Realmente é uma serie muito boa cheia ação,tramas e intrigas.Aconselho assisti-la pois além de ser um ótimo prelúdio para o filme também tem a temporada bem curtinha porém super completa que aborda vários temas desde disturbios mentais até tráfico de pessoas e escravas sexuais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário